segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Orixás


Quem são os Orixás ?


A maioria das pessoas entendem Orixá como santos e unem os nomes como : IANSÃ para Sta Bárbara, Iemanjá a Nossa Sra da Conceição , Xangô a São Pedro e Ogum a São Jorge que são os mais conhecidos .


Mas isso ocorreu porque os negros na época da escravidão precisavam de liberdade na hora dos seus rituais e para que os senhores de engenho permitissem os ritos, fez -se essas associações de nomes de santos da igreja Cátolica aos Orixás . No entendimento dos senhores de escravos , já que eles estariam louvando seus santos , também receberiam bençãos . Por isso houve essa mistura , o homem branco não soube essa diferença,os negros cultuavam os Orixás na lingua Iorubá , por isso não entendiam o que se falava .






Vamos então entender Orixá ;


Orixás são Divindades , é o divino , são Deuses que encontramos na Água , no Vento , no Fogo , no Ar , no tempo, na Hora , nos Raios , ou seja nos elementos da Natureza .


Orixá é a essência vital do homem , nos dão forças e nos ajudam a trilhar nossos caminhos .


Os Orixás estão presentes em nós , como por exemplo no sangue temos o Ferro (OGUM) , a Água que é a origem da vida , no ventre da Mãe a criança é protegida pelo líquido (OXUM) entre outros .


E nosso Orí que é o Orixá mais velho , que nos abênçoa antes de qualquer outra divindade .


Cada um de nós tem dentro de si um Deus pessoal é único , que é chamado de Orí . É o seu Deus interior é o princípio vital e responsável pelo nosso destino .


Antes de qualquer coisa temos que cultuar , chamar pelo nosso Orí antes de qualquer outro Deus .

ORIXÁS SÃO NOSSAS ORIGENS !


























Um comentário:

  1. Já ouvi falar de santo de cabeça, mas nunca ouvi falar de Ori, como sei qual é meu Ori sei que temos santos de frente de coroa e de trás, qual é meu santo de cabeça? o que cada um me influencia?

    ResponderExcluir